Sapato inspirado no Rococó
O sapato foi desenvolvido com uma forte inspiração no período do Rococó e da Rainha Francesa Maria Antonieta.
Para entender melhor o período, o Rococó foi um movimento artístico que surgiu na Europa (primeiramente na França) entre o Barroco e o Arcadismo. Tinha como característica principal o exagero do exagero, apesar dessa característica, era uma arte extremamente requintada, aristocrática e marcada por certa leveza e delicadeza em cima do exagero.
Essas características você também vai observar claramente nas roupas, tanto femininas quanto masculinas.
Nos homens, o uso das perucas empoadas com pó branco feito rabos amarrados por um laço de cetim preto eram frequentemente acompanhadas pelos chapéus tricórnios, no vestuário masculino neste período aparecia: o calção, camisa, coletes bordados, casacas também bordadas, meias brancas até a altura do joelho e sapatos de saltos (isso mesmo, já ouviu falar do salto Luis XV)
As mulheres faziam penteados enormes que chegavam a quase 1 metro de comprimento e os adornavam com quase tudo que encontravam, os vestidos eram bem exagerados tanto na forma das saias quanto os tecidos e detalhes, cheios de laços, a parte do busto era composta por corselet que eram bem justos ao busto e na cintura, os decotes eram quadrados e as mangas geralmente até a altura do cotovelo finalizadas por rendas e laços, as saias eram largas pois elas usavam um “Paniers” espécie de cesto embaixo do vestido que alargava as ancas e poderiam ser abertas (quando possuía um recorte na frente) ou fechadas (sem o recorte), tudo sempre muito adornado, assim como os sapatos.
Maria Antonieta
Para não ficar um texto cheio de repetições sobre como o vestuário dela e o quanto sua exuberância e elegância foi importante para caracterizar este período como para a história da moda e como também ela se torna uma influência para a moda atual [e como seus gastos também fizeram um bem para o povo francês (-n)]. Vou deixar apenas as imagens do filme Maria Antonieta (2006) e as Ilustrações dessa rainha que foi uma das mais emblemáticas da história da França.
Direto ao sapato
Este sapato foi apresentado para a disciplina de História da Moda e como disse me inspirei no filme da Maria Antonieta da Sofia Coppola, mais precisamente a partir da imagem abaixo.
Na verdade, reformei um sapato usado e confesso que dei sorte por achar um sapato que já possuía um forro que era cheio de flores e tinha um certo bordado dourado o que me remeteu ao brocado (tecido bem característico da época).
Minha idéia inicial era acentuar em todos os aspectos o tom envelhecido, para dar uma certa magia na peça. Então procurei uma cartela de cores que colaborasse com isso e claro, em tons pastéis que foram as cores predominantes do período. Rendas, não podia faltar, bem como a fita de cetim, então exagerei nos laços e fiz quatro: dois de cetim e dois de renda com as mesmas cores, rosa e bege. Intercalei os laços e costurei na parte superior do sapato e finalizei acabando com um botão dourado envelhecido. O botão é o detalhe que considerei essencial, pois além de embelezar, ajudar no acabamento, procurei um botão que a forma me lembrasse uma concha para então fazer menção ao nome do período: Rococó, forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha".
Resultado Final
Bibliografia
- LAVER, James. A Roupa e a Moda - Uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras 10ª edição, 2008.
- COPPOLA, Sofia. Maria Antonieta ( Título Original: Marie Antoinette). Estados Unidos, 2006.
0 comentários:
Postar um comentário